Nesta terça-feira, dia 14, a Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) realizou mais uma reunião ordinária com empresários e lideranças locais. Na pauta estiveram assuntos de relevância para o município, como a sessão de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná, o processo de liberação do Centro de Oncologia e apresentação do Projeto Relacto e do Programa Empreender. Mais uma vez a reunião foi bem prestigiada, mas além, disso, segundo destacou a presidente Solange Franzoni, “o mais importante foi a participação dos empresários nos debates que surgiram durante o encontro”.
Pauta de reivindicações
Acontece a quarta feira a sessão de interiorização da Assembleia Legislativa do Estado. É a primeira vez que o Sudoeste recebe a sessão, que será realizada no Espaço da Arte, a partir das 18 horas. Quem esteve na reunião da Acefb fazendo o convite foi o secretário de Planejamento e presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Francisco Beltrão (Condef), Antonio Pedron. “É uma oportunidade que temos de, mais que conversar com os deputados, reivindicar e apresentar o que o Sudoeste precisa”, disse Pedron na reunião.
Na ocasião da sessão, a Acefb entregará ao presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), uma pauta com as principais reivindicações que a associação articula, através do Condef.
Liberação do Ceonc
Também esteve presente na reunião da Acefb o doutor Daniel Rech, do Centro de Oncologia (Ceonc). Em sua breve fala, ele convidou os presentes para conhecerem a estrutura do Ceonc, um hospital do câncer que está concluído, mas que ainda funciona parcialmente. Segundo Daniel, o Ceonc já está completamente acabado e equipado, mas o processo burocrático para sua liberação emperra o início de todos os serviços disponibilizados. O médico convidou os empresários para conhecerem o Ceonc na próxima quinta-feira, às 18 horas, quando será realizada recepção à comunidade.
Empreender
A pauta da reunião ainda teve a apresentação das moderadoras do Programa Empreender da Acefb. Tatiane Ronsani, Neiva Puerari e Silvia Debacker explicaram como funciona o programa, que consiste na criação de núcleos setoriais e multisetoriais, visando fortalecer determinado ramo empresarial. “No começo muitos empresários achavam loucura sentar à mesa junto com concorrentes para debater problemas que lhes eram comuns, mas hoje a gente vê que dá certo e os núcleos são exemplos de união e fortalecimento”, disse a coordenadora do Empreender na Acefb, Tatiane Ronsani.
Atualmente a Acefb possui os núcleos de Recursos Humanos; Imobiliárias; do Conselho da Mulher Empresária; do Jovem Empresário; de Designers e Arquitetos; de Hotéis, Gastronomia e Turismo e o das Empresas de Tecnologia da Informação. Neste ano, o Empreender está sendo reestruturado e novos núcleos devem ser criados até o final de 2011. A apresentação feita pelas moderadoras faz parte de um projeto de em cada reunião semanal apresentar um núcleo da Acefb.
Por fim, a reunião também teve a participação do empresário Rudinei Felipetto, que apresentou o Projeto Relacto, incubado na Findex – Incubadora Tecnológica.
Fonte: Assessoria de Imprensa da ACEFB