Empreendedores

quarta, 05 de setembro de 2012

Conheça as respostas para cinco dúvidas frequentes de empreendedores

Devo abrir uma loja de roupas no shopping ou em um bairro chique? Como eu posso calcular a minha parte em uma sociedade? Como definir o melhor financiamento para a minha empresa? Os empresários têm muitas dúvidas, que surgem todos os dias, e são parte integrante da rotina de administrar um pequeno empreendimento.

Mas para facilitar a tarefa de administrar uma empresa,selecionamos (e respondemos!) cinco dúvidas que estão entre as mais frequentes dos empresários, segundo informações do site do Sebrae-SP. No caso da dúvida sobre onde abrir uma loja, a resposta dos especialistas é que o empreendedor deve planejar com critério suas ações.

"A melhor forma é a preparação de um plano de negócios, que demonstra o mais detalhadamente possível seus recursos físicos, humanos, operacionais e financeiros. Essas informações também serão importantes para decidir onde será o seu ponto comercial", recomenda João Abdalla Neto, consultor de marketing do Sebrae.

Confira agora as respostas para outras quatro dúvidas comuns.


Como faço para calcular quanto vale a minha parte na sociedade da empresa?

De acordo com Luis Lobrigatti, consultor financeiro do Sebrae, "a situação patrimonial da empresa é o resultado do valor de tudo o que ela possui, deduzido tudo o que ela deve. O que a empresa possui é a soma dos saldos em caixa ou bancos, contas a receber, estoques, e valores atuais de imóveis, mobiliários, máquinas e equipamentos, veículos e outros bens."

O consultor acrescenta que para saber quanto a empresa deve é preciso considerar todas as dívidas, independentemente do prazo de vencimento. "A diferença desses valores será a situação patrimonial líquida da empresa."


Como definir o melhor financiamento para a minha empresa?

Para Luiz Ricardo Grecco, do Sebrae, a primeira coisa que o empreendedor deve ter em mente é que não existe financiamento caro ou barato. "Existem financiamentos que cabem ou não nos projetos da empresa. Antes de adquirir um financiamento, faça cotações", afirma o especialista.

De acordo com Grecco, a tarefa de obter um empréstimo não termina quando o empresário consegue a quantia em dinheiro que pretendia obter. "Invista em estabelecer um relacionamento de parceria para a construção da credibilidade. Só damos crédito para quem conhecemos. Logo, só obteremos crédito de quem nos conhece. A falta de informação é a mãe dos riscos e níveis de governança corporativa conduzem a níveis de credibilidade.


Existem programas motivacionais para microempresas?

Para Ruy Soares de Barros, programas motivacionais podem ser aplicados em empresas de qualquer porte. "Não há um formato ideal, mas é fundamental que ele esteja de acordo com a cultura da empresa, seus valores e sua missão. Antes de tudo, o gestor deve identificar a percepção que seus colaboradores têm da empresa – o que entendem do negócio, o que pensam da liderança exercida, a imagem que têm da empresa e o grau de satisfação em fazer parte da equipe", analisa o especialista.


O que levar em conta para reajustar o preço dos meus produtos?

O Sebrae defende que o empreendedor precisa analisar três aspectos antes de definir uma política de preços para o seu negócio: competitividade do mercado, custos e despesas de produção e rentabilidade.

O preço de uma mercadoria é a soma dos custos de produção com o lucro, limitado pelo valor que os clientes estão dispostos a pagar por ele. Ou seja, para o cliente, o preço é definido pelo valor que ele dá ao seu produto que você oferece. Para a empresa, o preço é o valor que cobre os custos do produto, e ainda proporciona lucro.
Fonte: Estadao PME

Galeria de Fotos