Empresárias paranaenses prestigiaram, na sexta-feira (16), o I Encontro CEME/SEBRAE, realizado na sede do Sebrae em Maringá. Entre os assuntos discutidos estava o Projeto Negócio a Negócio, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2012. O evento contou com a presença da vice-presidente para Assuntos da Mulher Empresária da Faciap e presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária do Estado do Paraná (CEME), Maria Salette Rodrigues de Mello, e a presidente do ACIM Mulher, Pity Marchese.
Projeto Negócio a Negócio
O gestor estadual do Projeto Negócio a Negócio, Lucas Hahn, falou a respeito deste programa, que, através de uma parceria com o CEME, busca levar o atendimento Sebrae a 40 mil micro empresas e empreendedores individuais do estado, mostrando a importância da gestão nos negócios. “Os objetivos do projeto são identificar oportunidades de melhoria de gestão, orientar o uso de melhores práticas de gestão empresarial e estimular o processo de melhoria contínua”, explicou Hahn.
Dentro deste programa nacional, o CEME e o Sebrae firmaram uma parceria estratégica, onde cada entidade possui suas funções. Cabe ao CEME/FACIAP indicar lideranças para interlocução de ações do programa, divulgar gratuitamente as ações para o público-alvo nas cidades atingidas, e prospectar gratuitamente clientes potenciais para o programa, observando as orientações e estratégias do Sebrae/PR. Já o Sebrae fica responsável por informar o CEME sobre as estratégias de operação do programa e disponibilizar os serviços oferecidos pelo projeto. “Esta parceria é muito importante para o bem social e o desenvolvimento do estado”, apontou o gestor estadual.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2012
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2012, projeto nacional que busca o desenvolvimento do país e valoriza mulheres guerreiras que tem seu próprio negócio e uma história interessante, foi apresentado às participantes durante o Encontro pela gestora estadual do Prêmio, Ammanda Macedo. Criado em 2004, o projeto já recebeu mais de 16 mil candidaturas no país e possui três categorias: pequenos negócios, negócios coletivos e empreendedora individual.
“Os objetivos desta ação são reconhecer e premiar relatos de vida de mulheres empreendedoras e fazer com que as histórias sirvam de estímulo para outras”, afirmou Ammanda. O Prêmio é composto por duas etapas: estadual e nacional. Este ano, as inscrições podem ser feitas de 08 de março a 31 de agosto, através de ficha de inscrição disponível nas unidades Sebrae ou via internet, no site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br.
Lei Geral da Micro e Pequena Empresa
Outro assunto abordado durante o evento foi a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios. Atualmente, das 399 cidades paranaenses, 52 ainda não possuem a Lei. O consultor de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Cláudio Serrato, explicou que 99% das empresas nacionais são micro e pequenas empresas, e esta Lei beneficia estes empresários ao oferecer regimes tributários diferenciados.
Entre os benefícios que aparecem na Lei estão: acesso a mercado, simplificação/desburocratização, acesso ao crédito, tributação, associativismo, educação empreendedora, acesso à Justiça e inovação.
O consultor apresentou também o Programa Cidade Empreendedora, que busca fortalecer e potencializar a aplicação da lei nos municípios. “O objetivo é melhorar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, gerando emprego e renda”, explicou. Mais informações no site www.sebraepr.com.br/cidadeempreendedora.
CEME
Ao final do evento, a presidente do CEME anunciou as datas dos próximos Encontros CEME/SEBRAE: Curitiba (25/05), Cascavel (13/07), Francisco Beltrão (13/09) e Londrina (05/10). Maria Salette contou também às participantes sobre a Conferência sobre o Dia Internacional da Mulher na ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.
Ao lado de 18 empresárias de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, a presidente esteve nos Estados Unidos no começo do mês. O grupo visitou ainda a Casa Branca, o Congresso Nacional e a Câmara de Comércio, em Washington, e participou de uma reunião no Departamento de Defesa Americano sobre assuntos referentes à mulher.
Fonte: Faciap