Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais
aconteceu nesta quinta-feira, dia 15, em Francisco Beltrão.
O Fomenta – Encontros Regionais de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais – Circuito Paraná, realizado em Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado, na última quinta-feira, dia 15, reuniu 250 participantes e registrou 120 encontros de negócios entre empreendedores e representantes de prefeituras e órgãos dos governos federal e estadual. Realizado pela primeira vez na região, o Fomenta teve como meta aumentar o volume de produtos e serviços fornecidos, por pequenos negócios, ao poder público.
Em Francisco Beltrão, dez empresas públicas, como Correios, Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Secretaria de Estado da Educação, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Sebrae/PR e as prefeituras de Coronel Vivida, Mariópolis, Francisco Beltrão e Pato Branco disponibilizaram para os empresários, de vários municípios da região, informações para aumentar a participação das micro e pequenas nas compras governamentais.
O contato atendeu o objetivo do evento, que era de aproximar os empresários de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, aqueles que faturam até R$ 36 mil por ano, de compradores públicos. “Com Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte), que traz um capítulo específico sobre compras governamentais, os pequenos negócios passaram a ter incentivos para participar em processos de licitação de uma maneira mais competitiva. Queremos é levar orientação e aproximar as empresas públicas dos empresários”, explica o coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Cesar Rissete.
O primeiro passo para os empresários de pequenas empresas utilizarem seus benefícios é fazer o cadastro em sites de compras, como o www.comprasnet.gov.br, do governo federal, ou o www.comprasparana.pr.gov.br, do governo estadual, ou ainda nas prefeituras e empresas públicas. O segundo passo é se preparar para a concorrência pública e para o atendimento, pensando o governo como um cliente em potencial. “Para conquistar esse mercado é preciso estar preparado para atender o poder público. As micro e pequenas empresas precisam cumprir regras que as compras públicas exigem”, afirma Gerson Miotto, consultor do Sebrae/PR.
A informação do consultor do Sebrae/PR é ratificada pelo empresário Diogo Barancelli, de Pato Branco. Barancelli participou do Fomenta para ampliar seus contatos e possíveis negócios. O empresário do setor de alimentos, que vende em torno de 20% da sua produção para órgãos públicos, dentre os quais as Forças Armadas, também alerta para a necessidade de preparação. “Além da documentação, no meu caso, preciso manter análises laboratoriais, ficha técnica de produtos e uma logística preparada para atender o cliente”, testemunha. O empresário elogiou o Fomenta e participou para iniciar contatos com clientes potenciais, dentre eles, as prefeituras.
No Fomenta também foram realizadas palestras e painéis de capacitação para informar empresários e empreendedores individuais sobre quais são as exigências e os trâmites dos processos de licitação, uma oportunidade para tirar dúvidas pontuais sobre compras governamentais. Entre eles, oficinas com o Sebrae/PR, FIEP, Cohapar, prefeituras, Correios, Copel, e sobre os portais de compra dos governos estadual e federal.
Para empresária Nadir de Marchi, de Realeza, as oficinas e os contatos com as empresas públicas foram importantes para colher informações e iniciar um processo de comercialização de móveis. “O evento foi muito importante porque a gente sabe que existe a legislação, mas os benefícios parecem distantes da nossa empresa. Aqui podemos ver que é bem real e acessível para quem se prepara vender também para empresas públicas e governos”, analisa. No Fomenta, Nadir de Marchi fez contatos com os Correios, Secretaria de Estado da Educação e prefeituras.
O presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), Clóvis Cucolotto, acredita que a região avança mais um passo para levar os benefícios da Lei Geral aos municípios e empresas, com a realização do Fomenta. “A legislação está consolidada e agora precisamos capacitar os empresários para que eles que utilizem os benefícios e levem mais renda e empregos para os municípios. Por isso, esse trabalho de orientar e aproximar empresas de prefeituras e governos é um passo importante para a nossa região”, completa.
O Fomenta em Francisco Beltrão foi realizado pelo Sebrae/PR, Sebrae Nacional, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com o apoio do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Governo do Paraná, Prefeitura de Francisco Beltrão e AMSOP.
Fonte: Cacispar