Estrada-Parque

segunda, 12 de dezembro de 2011

Luersen pede pela Estrada-Parque, Antiga Estrada do Colono

O deputado estadual Nelson Luersen (PDT) em discurso no plenário da Assembleia Legislativa falou da luta das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, que pedem a transformação da antiga Estrada do Colono na Estrada Parque. Para o parlamentar, “uma estrada corretamente ecológica, que venha beneficiar as demais regiões do Paraná e o desenvolvimento do Turismo”.

Luersen falou da audiência pública realizada em Capanema, dia 25 de novembro, que contou com mais de mil pessoas e a presença dos deputados federais Eduardo Sciarra (DEM), Nelson Padovani PSC), Dilceu Sperafico (PP), Alfredo Kaefer (PSDB) e Moacir Micheletto (PMDB), solicitando apoiamento ao projeto de lei, apresentado na Câmara dos Deputados, pelo deputado federal Assis Miguel Couto (PT), que cria Estrada Parque.

Segundo Luersen, a reunião foi de grande importância, “porque não é justo termos aquela estrada fechada. Uma estrada que serviu ao Brasil e colonização do Oeste paranaense, Pará, Mato Grosso, Rondônia e foi por ela que os gaúchos e catarinenses cruzaram para desbravar o Norte do país. Hoje infelizmente, as famílias que residem na região e cuidam do meio ambiente, do Parque Nacional do Iguaçu, não tem a possibilidade de travessia”.

Ao pedir que os deputados estaduais apóiem a luta em favor da criação da estrada, Luersen ressaltou a importância da instituição da estrada, que tenha o tráfico regulamentado no período diurno, “porque lá os animais têm o hábito noturno. Uma estrada que seja cuidada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e que sirva de integração entre o Oeste e o Sudoeste do Paraná”.

Safra de trigo
Outro assunto que o deputado se mostrou preocupado diz respeito à safra de trigo, que este ano o Paraná colheu 26% a menos que o ano de 2010. “O preço mínimo do trigo é R$ 28,60, um preço baixíssimo e, mesmo assim, o agricultor e o produtor rural necessitam vender o trigo e estão tendo dificuldade de comercialização”, explicou Nelson Luersen.O parlamentar pediu que Assembleia Legislativa reinvindique junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e ao Governo Federal, para que esse trigo seja comprado e financiando, para que os moinhos tenham recursos para comprar e pagar ao longo prazo, evitando assim, a importação do produto e valorizando o produtor paranaense.
Fonte: Jornal Novo Tempo

Galeria de Fotos