Em um evento realizado na noite de sexta-feira, dia 24, no Clube Pinheiros foi comemorado o Dia da Indústria. Entre os cerca de mil convidados estiveram autoridades locais, políticos e empresários de todo o estado. Após a posse da diretoria 2011-2012 do Fórum de Desenvolvimento de Pato Branco, que novamente terá o empresário Cláudio Petrycoski na presidência, os convidados tiveram oportunidade de conferir as atrações programadas para a noite, a palestra sobre economia proferida pelo economista e renomado conferencista, Eugênio Stefanello e apresentações culturais.
Queda na Indústria nacional
Segundo o palestrante da noite, os problemas vivenciados por nações como o Japão e Estados Unidos estão provocando a redução do ritmo de recuperação da atividade econômica mundial. "A gente acreditava que a economia mundial poderia crescer este ano em torno de 4,5%, e é possível que fique bem abaixo disso", destaca.
Stefanello explica que a queda mundial terá impacto na economia nacional. "Como nós tivemos um crescimento muito grande no ano passado, a economia brasileira cresceu 7,5%, este ano será menor, neste ano é possível que cresça cerca de 4%".
O economista ressalta que a política econômica adotada pelo novo governo deve penalizar ainda mais o setor da indústria. "O governo está adotando medidas macro prudenciais para reduzir o crédito. Tudo isso reduz a demanda agregada e afeta o crescimento econômico. Acredito que o aumento da taxa de juros com a livre circulação de capitais faz com que a taxa de câmbio no Brasil fique muito baixa, o que vai afetar diretamente os setores produtivos da economia brasileira que dependem de exportações", explica.
A problemática também foi abordada em discursos de lideranças do setor da indústria como o vice-presidente da FIEP, Cláudio Petrycoski e pelo presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Néri, que destacaram a concorrência desigual com os produtos chineses.
Campanhas
Os convidados participaram também do lançamento das campanhas "Cartão vermelho para a violência contra a mulher", que pretende sensibilizar e alertar a população para o problema, desenvolvida pelo Fórum de Desenvolvimento, e o projeto para valorização do empreendedorismo "Sem o empreendedor as engrenagens não giram, o desenvolvimento não acontece", que através de uma rede de contatos pretende estimular medidas em benefício do empresário empreendedor.
Fonte: Cacispar