Expopérola

segunda, 12 de dezembro de 2011

Ex-prefeitos são Homenageados na Abertura da 5ª Expopérola

A abertura oficial da 5ª Expopérola, em Pérola D´Oeste, quinta-feira à noite, foi marcada por homenagens aos ex-prefeitos do município, que comemorou em 27 de novembro os seus 50 anos de emancipação política e administrativa. Ernesto Tonini, Henrique Bertholdo Berti, Clélio Bagetti, Ernesto Jelinek, Arlindo Cenci, Domingos João Ribeiro, Cezário Engels, Marluci Mazuco Weiler e o atual prefeito Edsom Luiz Bagetti foram homenageados. Alguns receberam as placas e outros mandaram representantes, pois nem todos são vivos ainda e boa parte deles já não mora mais em Pérola D´Oeste. Até mesmo Otávio Francisco de Mattos, que era prefeito de Capanema há 50 anos, quando os perolatenses se emanciparam, recebeu a sua homenagem, por meio de seu filho, Joarez, que está escrevendo um livro sobre a história de Capanema.

"Para alguns desses homenageados, Pérola D´Oeste estava apenas começando, eles desbravaram essa mata e fizeram aqui o local para passar o resto de seus dias. São pessoas de coragem, que realizaram seus sonhos, fizeram história", disse Silvana Seitz, que faz parte da comissão organizadora da Expopérola e que fez a homenagem aos ex-prefeitos. "Hoje estão todos aqui reunidos, indiferente de lado partidário. Todos deixam Pérola D´Oeste acima das diferenças", complementou.

Para o presidente da Acepo (Associação Comercial e Empresarial de Pérola D´Oeste), José Valdir de Oliveira, destacou a união de todos para realizar a quinta edição da feira. "Temos que agradecer a todas as empresas que estão expondo seus produtos aqui, espero que tenham mais retorno do que estão esperando. A Expopérola é um momento para encontrar e fazer novos clientes. Queremos superar a edição do ano passado, que já foi um sucesso. Antes disso, ficamos sete anos sem feira, sem movimentar o nosso comércio e a nossa indústria", afirma.

Tânia Lovis, coordenadora geral da 5ª Expopérola, se diz realizada com o trabalho feito pela equipe. "Quando recebi o convite de ser coordenadora geral da feira, fiquei muito feliz, mas sabia que seria uma grande responsabilidade. Aceitei o desafio, mas não fiz nada sozinha, tinha essa equipe trabalhando, todos se empenharam."

A Sicredi Fronteira, uma das patrocinadoras do evento, estava representada na abertura pelo seu presidente, José César Wunsch. "Todo o Extremo Sudoeste está aqui reunido para a Expopérola. É bonito de ver a mobilização da sociedade, a preocupação dos organizadores para que o evento estivesse tudo certo. Pérola completa 50 anos e podemos afirmar que a Sicredi também faz parte desta história, pois sempre valorizamos o desenvolvimento local e regional", argumenta.

Quem também marcou presença na abertura da Expopérola foi o presidente da Amsop e prefeito de São João, Clóvis Cucolotto (PR). "Com essas homenagens feitas, podemos perceber que o povo de Pérola D´Oeste é muito unido, sabe diferenciar o momento do período eleitoral. Depois disso, todo mundo trabalha junto. Isso é muito bonito. Isso também se deve a esse grande prefeito, Edsom Bagetti, um jovem administrador, que sabe valorizar as potencialidades do município", diz.

O deputado estadual Nelson Luersen (PDT), que esteve na Expopérola acompanhado da esposa Anete, também elogiou a organização da feira. "O sucesso dessa feira se deve à boa organização. Temos em nossa região bons administradores, que são exemplos pra municípios de outras regiões do país. Eu acompanho Pérola D´Oeste há muitos anos e sei que aqui estão pessoas simples e trabalhadoras", elogia.

O deputado federal Assis do Couto (PT) foi representado na 5ª Expopérola pela sua esposa, Maria. "Uma feira se organiza com todo mundo, não é somente o prefeito. Isso está provado aqui em Pérola D´Oeste. Nós temos uma região de fronteira guerreira, que batalha muito para conseguir qualidade de vida. Pérola está de parabéns por tudo que construiu em 50 anos de história", comenta.

Por fim, o prefeito de Pérola D´Oeste, Edsom Luiz Bagetti (PR), agradeceu a presença de todos e declarou aberta a quinta edição da feira. Ele estava bastante emocionado, pois seu pai e ex-prefeito do município, Clélio Bagetti, não se encontra em uma situação de saúde muito boa. "Na vida pública encontramos muitos obstáculos. Meu pai estava muito bem há 40 dias, mas agora está acamado. Foi algo que nos pegou de surpresa, mas temos que superar, pois a Expopérola representa muito para o município. E nós só encaramos essa edição porque no ano passado o evento foi um sucesso", enalteceu.
Fonte: Jornal de Beltrão

Galeria de Fotos