A posse da ex-senadora paranaense, Gleisi Hoffmann, no ministério da Casa Civil, tido com o mais influente do governo federal, tem deixado o setor empresarial e econômico do Paraná entusiasmado. O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Faciap), Rainer Zielasko, acredita que a nomeação de Gleisi é um acontecimento que enche a classe de esperança e diminui a distância entre o sonho e as realizações que o Estado necessita. “Ela é uma pessoa muito capaz e determinada, por isso estamos otimistas”, acrescenta.
Desde o começo deste ano, a Faciap tem seguido uma agenda de trabalhos junto com Gleisi, enquanto senadora. O presidente e ela encontram-se em um evento, juntamente com outras autoridades e empresários, em Ciudad del Este, no Paraguai. Na ocasião foram discutidas formas de fortalecimento na economia e no mercado de trabalho do Paraguai para desestimular o contrabando de produtos sem tributação para o Brasil. Também foi discutida a situação de brasileiros agricultores que vivem naquele país, cultivam soja e ainda não têm as terras que compraram, legalizadas.
Em audiência com Gleisi, em Brasília, Zielasko aproveitou para mostrar a realidade dos baixos investimentos no setor empresarial do Paraná. Também foi apresentada a dificuldade que os comerciantes das cidades da região da tríplice fronteira enfrentam. “Há municípios, por exemplo, que não vendem mais eletrodomésticos, pneus, porque a concorrência com os preços dos produtos do Paraguai é desleal”, acrescenta o presidente.
Como senadora, Zielasko diz ter sentido que Gleisi já estava bastante a favor do Paraná com relação à carga tributária, energia e com os interesses dos empresários paranaenses. “Ela conhece a realidade do Paraná, por isso, esperamos que o Estado volte a receber os investimentos necessários para que continue a se desenvolver”, declara.
O presidente da Faciap espera que os interesses políticos e eleitoreiros sejam deixados de lado nesse momento, que o Paraná saiba aproveitar a situação favorável e que todos se abracem em torno de uma causa comum. “Precisamos criar um ambiente saudável para o nosso desenvolvimento, trazendo dias melhores a todos os cidadãos paranaenses”, finaliza.
Fonte: Cacispar