Fim das Atividades

segunda, 19 de dezembro de 2011

Observatório Social Encerra Atividades

O Observatório Social de Pato Branco deixou de existir. Tendo como motivos limitações estatutárias para mudança diretiva e limitações financeiras, principalmente, a atual diretoria presidida por Fernando Araújo decidiu, em assembleia, encerrar definitivamente as atividades. "Identificamos dificuldades com esta entidade e pode haver grupos interessados em dar sequência aos trabalhos, criando entidade com finalidades similares", explica o professor Fernando.

A diretoria do Observatório Social agradece a empresas, entidades e pessoas físicas que acreditaram na iniciativa e ressalta que os investimentos não foram em vão: criaram, mesmo que temporariamente, uma nova visão sobre a boa aplicação dos recursos públicos. "Não estamos citando empresas e organizações por pedido de alguns colaboradores", explica Fernando ressaltando que houve esforços para ampliar a arrecadação, mas a meta não foi alcançada.

Alguns participantes do Observatório evidenciaram que, em certos casos, fica difícil a iniciativa privada arcar com custos que deveriam ser cobertos pela área pública. Em nota, o Observatório afirma que "a Câmara é paga para fiscalizar os atos do Executivo, finalidade central dela. Poderia, com tranquilidade, destinar parte dos recursos que devolve para o Executivo para ter um ou dois profissionais de ótimo conhecimento, preparados, sob supervisão e acompanhamento contínuo e independente de um conselho, formado por entidades representativas do município para ações fiscalizadoras complementares (...)".

A proposta chegou a ser ventilada verbalmente para alguns edis, mas houve argumentação de que haveria impedimentos jurídicos.
Fonte: Cacispar

Galeria de Fotos