No próximo dia 15, o Centro de Eventos do Parque de Exposições Jaime Canet Júnior, em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, será o local ideal para micro e pequenas empresas que vendem ou pretendem vender para governos federal, estadual e municipais. A cidade do Sudoeste, assim como Maringá, Curitiba, Cascavel e Londrina, é uma das cinco no Estado a receber o 1º Fomenta Regional – Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais.
Das 8h30 às 17 horas, empreeendedores poderão participaram de uma ampla agenda organizada pelo Sebrae/PR, Sebrae Nacional, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com o apoio do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Governo do Paraná, Prefeitura de Francisco Beltrão e Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), para fortalecer os negócios entre administrações públicas e seus órgãos com as pequenas empresas.
A proposta do Fomenta é aproximar os empresários de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais de compradores públicos, incentivando, assim, o aumento do volume de produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas nas demandas previstas pelo poder público.
Na programação do evento, serão realizados encontros de oportunidades entre empresários e compradores públicos. A particularidade desta edição regional do Fomenta será a participação de agentes públicos dos governos e entidades locais nas rodadas de negociação como compradores-âncora, ao lado de empresas públicas estaduais e nacionais. Consultores do Sebrae/PR responsáveis pela área de compras e licitações da entidade também participam dos encontros de negócios.
No evento, ainda serão realizados palestras e painéis de capacitação para informar empresários e empreendedores individuais sobre quais são as exigências e os trâmites dos processos de licitação, uma oportunidade para tirar dúvidas pontuais sobre compras governamentais.
O consultor do Sebrae/PR, Gerson Miotto, conta que, a partir da aprovação do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2006, o acesso ao mercado de compras públicas ganhou um tratamento diferenciado.
Pela legislação, que traz um capítulo específico sobre compras governamentais, micro e pequenas empresas passaram a ter incentivos para participar em processos de licitação, de uma maneira mais competitiva, com médias e grandes empresas. “O Sebrae e parceiros trazem informações e também oportunidades para empresas do Sudoeste prospectarem novos negócios, beneficiando-se com os mecanismos da Lei Geral”, explica Miotto.
Informações divulgadas pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) dão conta que as micro e pequenas empresas brasileiras aumentaram significativamente a venda de produtos e serviços aos órgãos da administração pública federal. Só no primeiro semestre deste ano, foram firmados R$ 5,29 bilhões em contratos contra R$ 3,69 bilhões do mesmo período de 2010, o que corresponde a um crescimento de 43,36%.
Hoje, as micro e pequenas empresas já representam 67% do total das empresas de todos os portes que comercializam com a administração pública. Esse percentual vem aumentando gradativamente, desde a entrada em vigor da Lei Geral. No Brasil, antes da aprovação da legislação, a participação de pequenos negócios em compras governamentais registrava, em média, 17% do volume total.
Para mais informações e inscrições no Fomenta, empresários e empreendedores individuais devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800, ou pelo site www.fomentapr.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae/PR