A intenção de iniciar a solenidade de inauguração da agência Sicoob da avenida Júlio Assis Cavalheiro rigorosamente no horário - às 19h30 de sexta-feira -, não pôde ser cumprida. Devido a uma pancada de chuva, o evento teve de ser transferido para a área interna da unidade. Apesar do pequeno contratempo, a cerimônia iniciou poucos minutos depois do previsto e tudo transcorreu normalmente. Como de praxe na entidade, os discursos foram rápidos e objetivos.
Primeiro a falar, o presidente João Manfroi, exaltou o trabalho das diretorias anteriores, conselheiros e colaboradores. Para dar ideia do crescimento da entidade, relembrou a origem modesta das duas cooperativas que se uniram, em 2013, para formar a Sicoob Vale do Iguaçu. Em Beltrão, a Cresud iniciou em 1997 com 22 associados e três colaboradores; em Dois Vizinhos, a Creserv, fundada em 1995, com 22 associados e dois colaboradores. "Hoje temos 17 agências, 130 colaboradores".
Marco histórico
Sobre a nova agência, Manfroi afirmou: "É um marco histórico, consolida uma instituição financeira forte e segura, com treze mil associados". Ele ainda exaltou a importância dos conselhos diretivos da entidade. "O sucesso não é porque tem um presidente, um vice-presidente, mas porque tem um conselho atuante, formado por pessoas de caráter, que estão sempre à disposição para colaborar."
Os serviços de um banco, mas com diferencial
Surpreendido com o convite para falar, o diretor-presidente da Sicoob Central PR, Marino Delgado, destacou a abrangência dos serviços da cooperativa. "É uma instituição com todos os serviços de um banco, mas com uma diferença: vocês são os donos", disse, dirigindo-se aos cooperados. Representando o prefeito Antônio Cantelmo Neto, o secretario municipal de Administração, Saudi Mensor, elogiou o trabalho das cooperativas da região, que, ao seu ver, são referência e, pelos resultados, têm muito a ensinar ao país.
Crescimento de 50% ao ano
Bem humorado, como costumeiramente é em seus discursos, o presidente do conselho de administração do Sicoob PR, Jeferson Nogarolli exaltou o trabalho da diretoria e administradores da Vale do Iguaçu e relembrou a participação dos dirigentes beltronenses na formação da central Sicoob. Ele apresentou números demonstrando o crescimento da instituição, que ainda neste ano deve passar de 210 agências. Sobre o crescimento dos ativos financeiros, resumiu: "Estamos crescendo a média de 50% ao ano já há algum tempo".
Maior agência da Sicoob
Com 300m² para a agência e 400m² para o setor de controladoria, a agência Júlio Assis, a terceira da entidade em Francisco Beltrão, é a maior das 17 unidades da Sicoob Vale do Iguaçu. O projeto de revitalização do espaço leva a assinatura da arquiteta beltronense Aline Krupkoski. As outras duas agências são a Sicoob Centro, na Travessa Frei Deodato, e a Sicoob Pinheirinho, na Cidade Norte.
Fonte: Jornal de Beltrão