A Associação Comercial e Empresarial de Planalto (ACEP) realizou sexta-feira, 05, na Casa da Cultura de Planalto, o lançamento do Programa Empreender 2011, que contou com a presença do Deputado Nelson Lüersen, do prefeito Marlon Kuhn, do Presidente da ACEP Vanderlei Copini, do Secretário da Indústria e Comércio de Planalto Modesto Camera, do Representante da CACISPAR Eldo Blume, entre outras autoridades que prestigiaram cerimônia.
O Programa Empreender surgiu em 1991, em Munique e Alta Baviera, na Alemanha, foi trazido ao Brasil pelas associações Comerciais de Blumenau, Brusque e Joinville, em Santa Catarina. O programa visa promover o associativismo e o desenvolvimento empresarial através da organização das micro e pequenas empresas em núcleos setoriais.
A partir de 1999, o SEBRAE Nacional e a CACB - Confederação das Associações Comerciais em Empresariais do Brasil iniciaram a implantação piloto do Programa Empreender em sete estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e Sergipe.
Ao final de 2001, o programa empreender já estava implantado em 210 municípios de oito estados, beneficiando diretamente 12.183 micros e pequenas empresas, distribuídas em 901 núcleos setoriais. A partir de 2002, iniciou-se a expansão do Empreender para todas as 27 unidades da Federação.
No Paraná, o programa é desenvolvido através da parceria entre as Associações Comerciais, FACIAP e SEBRAE-PR e já auxiliou mais de 1,8 mil empresas em 101 cidades do estado distribuídas em 256 núcleos setoriais.
O presidente da ACEP, empresário Vanderlei Copini falou sobre o crescimento do município e que o programa só tem a acrescentar nesse crescimento. "O programa vai acrescentar muito no crescimento das empresas, e todos nós sabemos que com esse crescimento o município também se desenvolve é um desenvolvimento em conjunto com o trabalho de todos, o programa Empreender será um sucesso no município", afirmou Vanderlei Copini.
A consultora regional da Faciap e Responsável pelo desenvolvimento do programa Empreender no sudoeste, Cristiane Lara Salmoria, falou sobre a importância da implantação no município e o quanto as empresas irão ganhar com isso. "Não é um trabalho que acontece do dia para noite, mas um trabalho com muita dedicação que trará resultados excelentes para os participantes", salientou Cristiane.
Após a solenidade de lançamento do programa, dois núcleos, o da Mulher Empresária e o Núcleo do Jovem Empresário receberam seus botons e se consolidam como apoiadores e formadores de um novo ciclo empresarial no município de Planalto.
Fonte: Cacispar