Medidas

sexta, 13 de abril de 2012

Governo apresenta medidas para reverter desindustrialização

Presidente da Faciap avalia as medidas e destaca outros três pontos importantes

Na terça-feira (03), o governo brasileiro apresentou um pacote com medidas para combater a desindustrialização, fortalecer a economia e dar sustentabilidade ao crescimento do país. O foco do governo é tentar reverter a desaceleração da atividade industrial, que registra queda de 3,4% nos meses de janeiro e fevereiro de 2012 em comparação ao primeiro bimestre do ano passado, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre as medidas estão a redução do custo de financiamento do comércio exterior, aumento no volume de crédito e incentivos à defesa comercial e medidas tributárias - como desoneração da folha de pagamento, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e postergação do pagamento do PIS-Cofins. Além disso, haverá novos estímulos à produção brasileira, priorizando, por exemplo, as empresas que utilizam componentes nacionais nas compras governamentais.

O presidente da Faciap, Rainer Zielasko, afirma que estas medidas são positivas, mas ainda são necessárias outras mudanças para reverter a desindustrialização. “O governo precisa pensar em outros pontos fundamentais, como por exemplo: a reforma tributária, com a redução e simplificação da carga tributária; melhorar a infraestrutura nos transportes; e reduzir o custo da energia elétrica. Tudo isso irá contribuir para dar mais competitividade e longevidade às empresas”, explica.
Fonte: Faciap

Galeria de Fotos