Mercado

sexta, 08 de julho de 2011

Indústria quer Subsídio para Competir

O Brasil precisa fornecer subsídios a sua indústria têxtil e de confecção para que ela possa competir em igualdade de condições com os produtos importados que ameaçam a sobrevivência do setor. Essa foi a principal conclusão da audiência pública da Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção do Brasil realizada terça-feira, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba. O encontro, que foi o primeiro realizado pela Frente fora de Brasília este ano, contou com a presença de empresários e integrantes de entidades representativas das indústrias e dos trabalhadores do segmento.

Para o vice-presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo, que é empresário do setor e representou a entidade na audiência pública, a união da indústria do vestuário é fundamental para conseguir mudanças que melhorem o panorama atual. "Nosso setor tem sofrido uma das concorrências mais desleais com produtos importados. A água já passou do pescoço e o setor não aguenta muito mais tempo. Por isso é necessário acelerar esse processo de levantamento das demandas de cada estado para que, mobilizados, possamos levar as reivindicações ao governo federal", disse Campagnolo.

Cláudio Latreille, presidente do Sinvespar (Sindicato do Vestuário do Sudoeste do Paraná), disse estar satisfeito com a mobilização. Ele acompanhou as discussões a distância, já que não participou da audiência na capital, e aproveita a metáfora de Edson: "Teve muita gente que já se afogou".

Ele destaca que o setor está pleiteando "condições de igual para igual para trabalhar, não queremos tirar vantagem, apenas que seja competitivo". Para isso, sugere uma baixa na carga tributária, mais subsídios e mais regulamentação nas barreiras alfandegárias. Outro fator que deve ser inibido é a pirataria, tema da 7ª edição do Sudoeste Mostra Moda, que acontece dia 31 de agosto, em Beltrão.

O deputado federal Zeca Dirceu (PT), coordenador da Frente Parlamentar no Estado, afirmou que as demandas levantadas durante a audiência pública em Curitiba serão levadas ao governo federal e aos mais de 260 congressistas que compõem o grupo. "O setor do vestuário é importante para o Paraná e vem ajudando o país a crescer. Mas ele precisa de ajuda para que possa sobreviver", disse Dirceu. "Neste ano, o governo federal já deu uma atenção concreta e verdadeira ao nosso trabalho, mostrando-se sensível às necessidades do setor", acrescentou.

Também participaram da audiência o deputado estadual Elton Welter (PT) e o coordenador de relações institucionais da vice-presidência da República, o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures, que foi coordenador da Frente Parlamentar no Paraná.
Fonte: Cacispar

Galeria de Fotos