Na sua oitava edição, iniciativa realizada em Pato Branco traz coleções produzidas pela indústria de confecções da região sudoeste do Paraná
Quase 450 lojistas, empresários do setor de confecção, designers de moda e estudantes participaram da oitava edição do Sudoeste Mostra Moda, realizada na noite desta quarta-feira, dia 12, em Pato Branco, no Clube Pinheiros. Nove marcas na passarela e 14 no showroom de negócios trouxeram as coleções verão 2012-2013 com moda íntima, jeans, sportwear, social e moda festa, criadas e desenvolvidas na região sudoeste.
O presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná (Sinvespar), empresário Cláudio Latreille, ressaltou a participação dos lojistas e o avanço na produção de moda demonstrado na passarela e showroom. “A região tem uma produção significativa na indústria têxtil do Estado e neste Sudoeste Mostra Moda pudemos, mais uma vez, acompanhar uma evolução nos produtos. Nosso diferencial está justamente na criação e produção de moda com marcas próprias e que são reconhecidas no Paraná e Brasil.”
Para o presidente do Sinvespar, o evento atingiu seu objetivo. “O Sudoeste Mostra Moda é realizado para divulgar as marcas do Sudoeste e mostrar o potencial do Sudoeste. O que se produz de moda no Brasil hoje também tem aqui no Sudoeste e aqui tivemos uma pequena amostra do setor que gera em torno de 8.000 empregos e tem cerca de 300 indústrias na região”, avaliou Latreille.
O diretor de Gestão e Produção do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destacou o evento e as novas marcas que se apresentaram em 2012. “É um referencial muito bom porque tivemos ao lado de empresas já conceituadas, novas marcas na passarela. São mais empresas se especializando, produzindo e mostrando o desenvolvimento do setor”, analisou.
Tioqueta lembrou também da organização do setor e da atuação associativa das entidades e empresas dentro do Programa PROMODA. “O Sebrae é um dos parceiros do PROMODA, que tem por principal objetivo o desenvolvimento de moda na região. E, neste contexto, o Sudoeste Mostra Moda materializa resultados dos investimentos das empresas no seu parque fabril e, em inovação, como também valoriza os investimentos das instituições parceiras do setor”, completou Tioqueta.
Cláudio Petrycoski, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), também apontou os avanços na produção têxtil regional. “O Sudoeste Mostra Moda é um grande evento setorial que traz inovação e criatividade numa área em que o Paraná é hoje referência no Brasil. A cada ano podemos acompanhar a evolução da moda produzida aqui na região, o que implica em pesquisa, conhecimento e tecnologia”, salientou Petryscoki.
De olho no mercado
Com apenas um mês e meio de atividade, a marca Camposê, de Francisco Beltrão, apostou no evento para divulgação e abrir mercado. A experiência, conta Emanuele de Fáveri, sócia-proprietária, foi positiva. “Foi nosso primeiro grande evento e o resultado foi satisfatório, pois fizemos muitos contatos com fornecedores em potencial e também outras empresas.” Com criação própria, a marca apostou na moda feminina.
Marcas mais tradicionais como a Guilherme Ludwer e a Docthos, de Ampére, também apresentaram suas coleções. Luiz Krindges, da Krindges Industrial, que desenvolve e confecciona as marcas, acredita que o evento foi importante e ideal para apresentação de uma novidade da empresa, a linha feminina. Especializada em moda masculina, a empresa inovou com peças da coleção feminina. “É uma demanda que tínhamos e as peças femininas da Docthos vão ser um complemento à coleção masculina. E o Sudoeste Mostra Moda foi importante para apresentarmos, pela primeira vez, as peças femininas”, comentou.
O Sudoeste Mostra Moda, cujo tema de 2012 foi Moda e Arquitetura, também valorizou a participação de artistas locais. Na abertura, o Centro de Artes Ballet Mirna Pecóits realizou coreografia exclusiva para o evento com o tema “O Corpo”, que trouxe como conceito o “Homem Vetroviano”, de Leonardo da Vinci. A deusa Minerva, considerada símbolo das engenharias, participou, caracterizada por uma modelo em look do estilista Claude Rasera. Ainda no contexto do tema, a estilista Giovana Baggio apresentou looks inspirados em obras de arquitetos como Oscar Niemayer, Norman Foster, Zaha Hadid, entre outros.
O evento foi promovido pelo Sinvespar, Sebrae/PR e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com apoio da Prefeitura de Pato Branco e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar).
Fonte: Ass. de Imprensa – Sebrae/PR