“Moda e arquitetura” é o tema do 8º Sudoeste Mostra Moda, que neste ano será em Pato Branco. A principal novidade é a mudança da data. A princípio, seria realizado dia 29 de agosto, mas foi adiado pra 12 de setembro. A decisão foi tomada durante reunião de avaliação do Promoda 2015, na última semana.
De acordo com Cláudio Latreille, presidente do Sinvespar (Sindicato do Vestuário do Sudoeste do Paraná), o motivo é o avanço da gripe H1N1, haja vista que em uma semana aumentou em 52% os casos no Paraná, não há vacina disponível e a cidade de Pato Branco responde por quase 40% dos casos da região, que são de 99 confirmados até esta semana.
"Por orientação, evitar aglomerações e, mesmo que até final de agosto já tenha estabilizado, faz-se necessário no mínimo 40 dias para expedição de convites, na incerteza, transfere-se", informa Solange Stein, secretária executiva do Sinvespar.
Intercâmbio cultural
A última grande apresentação da moda regional aconteceu no final de junho, no 6º PBC (Paraná Business Collection). "Esse evento fortalece o Paraná como produtor de moda e a nossa região como criativa e de desenvolvimento, por isso a importância de mostrar que lá (Sudoeste) se produz moda", declara Maria Áuria Mülhmann, consultora de Negócios Sebrae-PR.
A participação de marcas do Sudoeste no maior evento de moda do Sul do país também se deve à atuação do Sinvespar. Um dos projetos desenvolvidos é o Promoda, que trabalha questões como e-commerce, facção e o casulo de design, além de propiciar intercâmbios culturais. Dois estilistas do Sudoeste passarão duas semanas na Itália, na região de Emília Romana, principalmente para verificar sobre aviamentos e pedrarias com despesas custeadas pela Federmoda. O Sinvespar também organiza turmas de formação de líderes. A última aconteceu em Dois Vizinhos, na In-Company da Latreille. Este ano serão três grupos: Dois Vizinhos, Ampere e Capanema.
Através do Promoda 2015, as empresas Rastros D´Água, PMP e Dijuly´s participaram de showroom em Chapecó (SC) para captação de representantes comerciais.
Fonte: Jornal de Beltrão