NEGÓCIOS

segunda, 25 de março de 2019

NOVOS PROJETOS PARA O PARQUE TECNOLÓGICO BINACIONAL SÃO DISCUTIDOS EM PATO BRANCO

Nesta segunda-feira (25), representantes do Parque Tecnológico Misiones (PTMi), ligados à Universidad Nacional de Misiones (Unam), na Argentina, estiveram em Pato Branco. Ao longo do dia, reuniram-se com representantes da Prefeitura Municipal, da Regional Sul do Sebrae/PR, Fiep, faculdades, universidade e empresários. O PTMi está sob nova coordenação e a visita ao sudoeste do Paraná teve como objetivo permitir a integração dos novos gestores e a discussão de projetos do Parque Tecnológico Binacional (PTBi), Pato Branco – Posadas que possam ser benéficos para os dois lados.

“Há uma história que vem se desenhando desde 2001. Agora, estamos fazendo essa visita para buscar a concretização de ações. Naturalmente, o PTMi tem seus próprios projetos e a ideia é compatibilizar os processos em comum”, declarou o presidente do Parque Tecnológico Misiones, Jorge Armando Maidana.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, reforçou que a parceria com os argentinos vem de longa data.

“Os quase 18 anos de relacionamento institucional trouxeram maturidade a esta parceria. Ao longo desses anos, aconteceram encontros formais, eventos técnicos, intercâmbios científicos com as instituições de ensino e boas práticas compartilhadas entre as incubadoras tecnológicas de ambos países. Existem ainda muitas oportunidades nesta parceria binacional”, contextualiza.

Cesar Colini lembra que o PTBi obteve o reconhecimento formal do Governo do Paraná, em 2014 e, que esse é um ambiente de diálogo bilateral entre os parques tecnológicos de Pato Branco e Posadas, com propósitos importantes para o desenvolvimento das duas regiões. De acordo com o gerente, é preciso agora tratar de ações que possam beneficiar empresas e startups brasileiras e argentinas.

Para Géri Natalino Dutra, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, é uma nova fase que se inicia. “O PTMi está com uma nova e consistente equipe, que veio nos visitar para estabelecer projetos conjuntos e um plano de ação de curto prazo. Queremos dar continuidade, aproveitando tudo que já foi desenvolvido, mas, agora, com estruturas muito mais adequadas tanto aqui em Pato Branco quanto em Posadas”, conclui o secretário.

O roteiro dos argentinos incluiu visitas ao prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, às instituições de ensino Fadep, Mater Dei e UTFPR, à Aceleradora da Fiep, ao Parque Tecnológico de Pato Branco e à Inobram, empresa de automações.

Fonte: Antônio Menegatti (Regional Sul)

Galeria de Fotos