O auditório da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) na cidade de Francisco Beltrão recebeu na noite do dia 24 de abril, terça-feira, aproximadamente 50 empresários para a palestra do gerente de Planejamento da agência paranaense do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Thiago Tosatto. A exposição tinha como pauta as novas oportunidades de financiamento e foi organizada em conjunto com o Sindicato das Indústrias de Vestuário do Sudoeste do Paraná (Sinvespar) e o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná (Sindimadmov).
O gerente do BRDE procurou passar aos presentes informações gerais sobre a instituição financeira, como a história, áreas de atuação e dados estatísticos relativos ao desempenho da agência do Paraná nos últimos anos. Porém, o foco central da palestra era mostrar de maneira prática como os empresários poderiam acessar as linhas de crédito do banco e o impacto causado pelas recentes modificações da política econômica do sistema do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciadas pelo governo federal.
As mudanças reduziram os juros de programas operados pelo BRDE. Hoje, segundo explicou Thiago Tosatto, os empreendedores podem concretizar projetos de investimento em suas empresas firmando contratos de financiamento com taxas que começam em 5,5% fixos ao ano e têm prazos de pagamento de até 12 anos. “O momento é muito propício para tirar do papel aqueles planos de crescer, de ampliar os negócios. E o BRDE é o parceiro ideal para a implementação destes projetos, pois não há reciprocidade, os prazos de carência e amortização são os máximos permitidos, as garantias reais, na maioria dos casos, são constituídas pelos bens que são objeto do financiamento e, ainda, ao optar pelo banco de fomento, o empresário preserva os recursos próprios para uso em seu capital de giro e desconcentra seu endividamento, reduzindo a dependência e preservando os limites de crédito nos bancos comerciais”, apontou Tosatto.
Após a apresentação de Tosatto, os técnicos do BRDE Sérgio Hekave e Luís Antônio Werlang se colocaram à disposição dos empreendedores para atendimento personalizado e esclarecimento de dúvidas com relação às linhas de financiamento disponíveis aos diversos segmentos produtivos da economia da região.
Fonte: BRDE