Adriana Cordeiro, coordenadora do Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior (IPPEX), da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), participou do Programa Paraná Empreendedor, transmitido pela TV Sinal, nesta quarta-feira (11). O tema “Internacionalização” foi esclarecido e debatido pelos entrevistados: Adriana Cordeiro e Filipe Cassapo, diretor-executivo do Centro Internacional de Inovação.
Segundo Adriana Cordeiro, a empresa é internacionalizada a partir do momento em que se prepara para exportar seus produtos. “Quando existe a venda externa, ela já pesquisou e adaptou sua empresa para o processo de exportação e o segundo passo é abrir uma filial no país estrangeiro, o que facilita a logística e diminui custos”, explica.
Porém, para que uma empresa exporte seus produtos e se torne internacionalizada é necessária maturação: conhecer o mercado externo e pesquisar sobre o produto, principalmente o que é necessário para que ele se adapte aos padrões indicados. O IPPEX trabalha voltado para apoiar estes empreendedores, e entre os projetos realizados pelo Instituto, há o Road Show, que pretende elucidar estes primeiros passos que a empresa precisa dar para se tornar internacionalizada.
O Road Show de 2011 tem como tema “Tendências Mundiais para o Comércio Exterior”, será realizado de junho a novembro e é destinado a informar sobre o mercado internacional às Associações Comerciais e seus associados, parceiros, faculdades, colaboradores e também a todos aqueles que tenham interesse em conhecer sobre o universo do comércio exterior.
O foco abrange as oportunidades comerciais de compra e venda entre o país apresentado e a região que recebe o evento. Serão realizados 12 Fóruns e em todos haverá a apresentação de dois palestrantes internacionais e das Coordenadorias Regionais. Ao final, os participantes podem conversar com os palestrantes e tirar suas dúvidas. No ano passado, o Road Show foi realizado em nove cidades do Paraná e cerca de 1300 pessoas participaram.
Para Adriana essa parceria entre o IPPEX e o pequeno empreendedor é essencial, pois coisas simples como correspondências, traduções e documentos podem causar transtornos se não forem feitos dentro dos padrões. “O IPPEX realiza diversos serviços para os nossos clientes, desde tradução até o Certificado de Origem, tudo on-line”, informa. A procura desse apoio cresceu bastante, 12% no último ano. “Quando a empresa local consegue exportar ela vira referência regional”, afirma a coordenadora.
O IPPEX também apoia o trabalho da atual gestão do Governo Estadual, que através da Agência de Internacionalização do Paraná, da Secretaria da Indústria e Comércio, pretende ampliar a participação do estado no mercado internacional. Outro projeto que está ao lado dos empreendedores, é o Projeto Primeira Exportação, da Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, no qual micro, pequenas e médias empresas instaladas no Paraná terão acompanhamento técnico para exportar seus produtos. O projeto terá duração média de um ano e atuará na identificação das pequenas empresas que tenham potencial de exportação, além de auxiliar na qualificação dos agentes, na identificação do mercado comprador e ajudar a fazer a primeira exportação, a partir de consultoria técnica gratuita do Governo Federal e de parceiros locais.
O Progama PR Empreendedor vai ao ar no dia 23 de maio, na TV Sinal, às 12:30 horas e 18:30 horas.
Fonte: Cacispar