Parceria

sexta, 27 de maio de 2011

Faciap Firma Parceria com Agência de Fomento

Um plano piloto vai beneficiar, primeiramente, 35 municípios do interior do Paraná com capacitação e oportunidade de microcrédito aos microempresários

A Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) está firmando uma parceria com a Agência de Fomento do Paraná a fim de criar mais oportunidades de capacitação e microcrédito aos microempresários do interior do Paraná. De início, será colocado em prática um plano piloto para atender 35 municípios, mas o objetivo é expandir a oportunidade para todo o Estado. O modelo a ser aplicado é resultado do sucesso dos trabalhos desenvolvidos na capital paranaense por meio do programa Bom Negócio.

Segundo o presidente da Faciap, Rainer Zielasko, todos os associados das quase 290 associações comerciais do Paraná, filiadas a Faciap, poderão ter a oportunidade de fazer um curso de capacitação com 66 horas, gratuito, e ainda ter a possibilidade de crédito mais acessível. As negociações já estão adiantadas e as aulas poderão começar dentro de 60 dias.

Para o presidente da Agência de Fomento, Juraci Barbosa, o interior do Estado necessita de mais atenção quando os assuntos são infraestrutura, capacitação, microcrédito e logística. “Precisamos interiorizar a economia paranaense, porque 74% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná vêm de Curitiba e região metropolitana. É preciso equilibrar melhor essa realidade, até para que a qualidade de vida da capital não seja tão abalada e o trânsito não fique mais caótico do que está”, diz.

Barbosa reconhece que os crescimentos de pólos universitários em cidades do interior já proporcionaram uma situação melhor, mas acrescenta que ainda há muito por fazer. Para ele, a abertura de novas possibilidades no setor logístico poderá deixar os mercados do interior do Paraná com mais chances de negociação.

O presidente da Faciap diz que essa parceria com o Estado vai ajudar a Federação a alcançar o objetivo de criar mais competitividade entre as empresas do interior. “A capacitação e a facilidade na aquisição do microcrédito para empreendedores individuais e para as micro e pequenas empresas podem mudar o atual panorama econômico do Paraná”, acrescenta. O Sebrae será outro grande parceiro nessa iniciativa, que também deverá contar com o apoio de faculdades.

Sobre a Faciap: fundada em 1959, a Faciap representa cerca de 290 associações comerciais no Paraná e um universo de mais de 50 mil empresas. A entidade é uma das maiores instituições do sistema no Brasil, com atuação em 75% dos municípios paranaenses. O objetivo da Federação é capacitar os micro e pequenos empresários para o mercado e criar possibilidades de crédito facilitado.
Fonte: Cacispar

Galeria de Fotos