SUDOESTE

quinta, 12 de julho de 2018

AMSOP E MAIS CINCO ENTIDADES ELABORAM CARTA DO SUDOESTE 2018

As seis entidades que trabalham na elaboração da Carta do Sudoeste concluíram nesta semana as reivindicações que constarão no documento. Elaborada a cada quatro anos, a Carta reúne mais de 40 pedidos em áreas como Saúde, Infraestrutura, Agropecuária e Segurança e é entregue aos candidatos ao governo do Estado.

Neste ano, uma das novidades da Carta é a inclusão de duas novas entidades no processo de elaboração: a Cacispar, que representa o setor empresarial através das associações comerciais do Sudoeste, e o Irdes, o instituto de desenvolvimento regional que envolve o setor produtivo e comunitário.

Na visão do presidente da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) e prefeito de Santa Izabel d’ Oeste, Moacir Fiamoncini, essa abertura dá mais credibilidade ao documento. “Temos a representação política dos prefeitos e vereadores, do setor produtivo e empresarial, da agropecuária e meio ambiente e ainda de instituições de desenvolvimento regional e isso nos permite sintetizar de forma mais abrangente os pedidos e dar um peso maior às reivindicações”, diz.

Além da Amsop, Cacispar e Irdes também integram a Carta do Sudoeste a Agência de Desenvolvimento Regional, Grupo Gestor do Território e a Acamsop. A entrega está prevista para agosto, em um evento que pretende reunir os quatro principais candidatos a governador em Francisco Beltrão.

Desde 2002

A primeira edição da Carta foi elaborada em 2002 pela Amsop. De lá para cá, a cada quatro anos as propostas são revistas e um novo compilado de reivindicações é elaborado. Alguns pedidos como a criação do Hospital Regional do Sudoeste, do Hospital do Câncer, a vinda de um centro de pesquisas da Embrapa, implantação de cursos de Medicina e construção de estradas ligando os municípios estavam contemplados nas Cartas e se tornaram realidade.

Fonte: por Evandro Artuzzi / Foto: Divulgação

Galeria de Fotos