Sudoeste

quarta, 20 de junho de 2012

Estudo Prevê mais Ferrovias no Sul País

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. — empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes — publicou o edital da licitação para elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ligação ferroviária entre a Ferroeste, em Cascavel (Oeste do Paraná), e Maracaju, no Mato Grosso do Sul. O edital representa o primeiro passo concreto para a realização da obra, que o governo do Estado negocia com a União desde o ano passado.

O edital também contempla dois trechos da Ferrovia Norte-Sul (FNS). O primeiro liga Panorama, no interior de São Paulo, a Chapecó, Oeste de Santa Catarina. O segundo trecho une Chapecó ao Porto de Rio Grande (RS).

Segundo a Valec, nos estudos a serem desenvolvidos no trecho Cascavel-Maracaju deverão ser consideradas, analisadas e registradas informações sobre os estudos já realizados ou em desenvolvimento para os segmentos existentes entre Cascavel e o Porto de Paranaguá e também até o Porto de São Francisco do Sul (SC). O objetivo é integrar as vias existentes com as que serão construídas, o que exigirá compatibilização de bitolas.

De acordo com o edital da Valec, propostas para a elaboração do estudo deverão ser apresentadas até 7 de agosto, no auditório da empresa, em Brasília. O prazo do contrato será de 18 meses, contados a partir da data da assinatura, podendo ser prorrogado.


As primeiras conversas para fazer avançar o projeto de extensão da Ferroeste ocorreram em fevereiro do ano passado, numa reunião entre os governadores Beto Richa (PSDB) e André Puccinelli (PMDB-MS), com a participação do secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Pepe Filho, e do presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro. O entendimento do governo do Paraná é que, além de baratear o custo de escoamento da safra agrícola do Centro-Oeste e Norte do Brasil, a obra vai impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Oeste paranaense e fortalecer o Porto de Paranaguá.

O presidente da Amsop e prefeito de Salto Lontra Luiz Carlos Gotardi (PMDB) destaca que “esta é uma das ações da Carta do Sudoeste. No governo passado [Roberto Requião, 2003-10] participamos de vários encontros para viabilizar esta rodovia de Dourados a Guaíra e de Guaíra a Cascavel. Entendo que para a região Sudoeste é de fundamental importância pela redução do valor nos transportes; vai agregar valor à produção e atrair mais indústrias para a região.”

Empresário de Dois Vizinhos e presidente da Cacispar, Luiz Carlos Peretti observa que “para o desenvolvimento regional é preciso infraestrutura, por isso defendemos ferrovias, rodovias e aeroportos”.

Para o presidente da Acepb, Jair dos Santos, investimento em infraestutra “atrai novos empreendimentos; temos que nos reunir com as demais entidades regionais e lutar por isso”, resumiu.

No último dia 12, o secretário Pepe Filho e dirigentes da Ferroeste voltaram a tratar do assunto durante uma reunião, em Brasília, com o diretor de Planejamento da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, e uma equipe técnica de empresa. Durante o encontro, Richa Filho disse à Valec quais os corredores ferroviários prioritários para o Paraná. Salientou também a necessidade de que o futuro trecho Sul da Norte-Sul passe entre Cianorte e Campo Mourão, entroncando-se com o terminal da Ferroeste, em Cascavel, e seguindo para o Sul, entre Francisco Beltrão e Pato Branco, até Chapecó.
Fonte: Jornal de Beltrão

Galeria de Fotos