O Diário de Inspirações para o Design de Moda Primavera Verão 2012, publicação editada pelo Senai-Cetiqt e pelo Sebrae Nacional, será apresentado nos próximos dias 30 e 31 de maio para empresários, profissionais e estudantes de moda e design da região sudoeste do Estado. A apresentação será feita em forma de laboratório e inicia no dia 30, às 8h30, e segue até o meio dia do dia 31, na sede do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná (Sinvespar), em Francisco Beltrão. O evento é promovido pelo Sebrae/PR, Sinvespar, Senai/Cetiqt - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil.
A publicação se constitui na referência para a criação e o desenvolvimento de produtos e traz informações sobre design, perfis culturais e comportamentais dos consumidores, a fim de tornar as coleções produzidas por pequenas empresas mais assertivas e competitivas no mercado. “Essas referências são construídas a partir da pesquisa de macrotendências comportamentais e da prospecção de cenários futuros, nas diversas áreas transversais à moda, expressas por cenas ou interação dos personagens com os cenários", descreve a gestora de projetos do vestuário do Sebrae/PR na região sudoeste, Maria Auria Mülhmann.
Para o presidente do Sinvespar, empresário Cláudio Latreille, a análise das tendências é fundamental para o sucesso de uma coleção. “O varejo está em constante busca de novidades e nós, empresários, precisamos estar com nossas equipes de desenvolvimento afinadas com as tendências”, aponta. Latreille considera a publicação uma ferramenta para evitar prejuízos. “Teremos uma oficina e o caderno de uma das instituições de referência em design de moda, que é o Cetiqt. Nós precisamos aproveitar essa oportunidade porque se errarmos numa coleção, são necessárias outras tantas coleções para recuperar o investimento. Não dá mais para errar ou ficar testando", projeta o presidente do Sinvespar.
A apresentação acontece com uma dinâmica intitulada “Laboratório de Criativação”, que tem como objetivo orientar e definir estratégias para o desenvolvimento de produtos de moda e coleções, a partir da análise e da interpretação das informações e das múltiplas referências do Diário de Inspirações, como ferramentas versáteis de apoio ao processo criativo.
Para Soraya Giatto, consultora de Estratégia e Negócio de Moda do Senai-Cetiqt, o Diário de Inspirações e o “Laboratório de Criativação” representam uma oportunidade para provocar o empresário a reconhecer na produção de suas coleções uma estratégia de mercado. “É uma nova forma de olhar e abrir a mente. Muitas vezes, até um corte diferente para o mesmo tecido pode criar uma nova perspectiva”, analisa.
De acordo com a consultora, o laboratório é um momento no qual os participantes podem interagir uns com outros, uma troca de experiências enriquecedora. “Também é um momento zen, onde o empresário que, muitas vezes, está com um monte de problemáticas numéricas e burocráticas na empresa, passe a ver a área de produção como estratégica.”
Os interessados em participar do evento de apresentação do Diário de Inspirações para o Design de Moda Primavera Verão 2012 devem fazer inscrições pelos telefones (46) 3220-1250, do Sebrae/PR, ou (46) 3524-5087, do Sinvespar.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae