A Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) recebeu nesta quarta-feira, 19 de março, a visita técnica de colaboradoras da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) – sede em Curitiba (PR) e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (Cacb) – sede em Brasília (DF). Receberam as visitantes a coordenadora do Programa Empreender Competitivo, Tatiane Ronsani, a coordenadora do Programa Empreender da Acefb, Luciana Meurer e o diretor executivo da Acefb, Joares Ribeiro.
O principal objetivo da visita é a aproximação com os consultores do Programa Empreender Competitivo do município. “Pudemos acompanhar o andamento dos projetos do Empreender Competitivo e verificamos como as ações estão acontecendo, ver se os objetivos estão sendo atingidos, se o que está previsto está acontecendo e ter a percepção do grupo quanto aos projetos. Assim, pudemos colaborar e tirar dúvidas para o andamento dos trabalhos”, explicou Anelise Rambo, analista técnica da Confederação. “Pude verificar que as ações previstas pelo Nubetec e Nugahtur estão ocorrendo normalmente.
Parabenizo a Acefb bem como o município pelo número de núcleos ativos”, completou. Fazem parte da Acefb 15 núcleos.
Andréa Claudia Monteiro, gestora operacional do Programa Empreender da Faciap, falou sobre o giro que está sendo realizado no Paraná. “Ao todo acompanhamos 17 projetos em todo o Estado. Em outubro faremos um novo tour no Sudoeste. Se tiver algum problema, orientamos os coordenadores de núcleos. Em Beltrão, os projetos estão indo muito bem, as ações vêm acontecendo. Uma ou outra ação que está um pouco atrasada, isso porque os consultores locais tinham um treinamento pra realizar no final do ano passado, mas acharam melhor fazer dentro da Expobel devido à visibilidade e maior participação das pessoas. Mas está tudo dentro do previsto e com os resultados melhores do que o esperado.”
Aula de economia
Há quem diga que aprender a economizar já vem do meio familiar. Essa afirmativa pôde ser percebida pela gestora da Faciap. “É diferente você receber um projeto no papel e ver a realidade de perto, falar com os empresários, os consultores, os dirigentes de associações e qual o impacto que este projeto está fazendo na sociedade. Pude perceber que várias ações foram projetadas com um determinado valor e o pessoal daqui conseguiu economizar. Isso mostra que os consultores locais, bem como os coordenadores de núcleo, fizeram mais com menos”, analisou Andréa.
Fernanda Monteiro, assessora na Faciap, tem contato direto com a regional da Faciap em cada município paranaense. Ela conta que já fizeram recentemente visitas técnicas em Maringá e Laranjeiras do Sul.
Fonte: Assessoria de Imprensa ACEFB