Cerca de 30 empresários de Francisco Beltrão conheceram na manhã de terça-feira, 30, as instalações da Flessak Eletroindustrial; e mais do que isso, puderam ver também o processo de produção dos geradores que a indústria fabrica. “Não vão sair daqui sabendo fazer gerador, mas dá pra se ter uma ideia”, disse o proprietário Edson Flessak ainda na recepção. O encontro faz parte da XV Semana Empresarial da Acefb.
Divididos em dois grupos, por mais de uma hora os empresários visitaram os setores da fábrica, desde o que elabora os projetos até onde é feito o carregamento dos geradores já preparados. Mas antes, Edson fez um breve histórico da empresa, fundada ainda na década de 60 por seu pai, Pedro Flessak Filho, em Marmeleiro. A empresa mudou para Beltrão, aos poucos foi fabricando geradores e a partir do apagão de 2000, quando indústrias viram a necessidade de ter uma pequena central hidrelétrica própria, passou a focar a produção de geradores de energia. “De lá pra cá pulamos de 40 para 280 funcionários, hoje somos a única indústria legitimamente brasileira neste setor e o próximo passo é entrar no mercado de usinas eólicas”, afirmou Edson.
Durante a visita, os grupos conheceram de perto o processo de fabricação de um gerador de energia. Atualmente, a Flessak tem capacidade de fabricar geradores com até seis metros de diâmetro e 80 toneladas. Todo o processo é feito na fábrica de Francisco Beltrão, que envia as peças para os locais onde serão instaladas as centrais hidrelétricas.
E as visitas técnicas terão continuidade. A Acefb programa para a próxima terça-feira (6) visita à Marel/Dimare, também para conhecer o processo de produção. O encontro é parte da programação da Semana Empresarial, que na noite de amanhã, quarta-feira, traz ao Espaço da Arte a palestrante Rosa Krausz.
Fonte: Assessoria/ACEFB