A NHT Linhas Aéreas planeja para este segundo semestre o início de voos diários ligando a região Sudoeste à capital Curitiba. Por enquanto, a empresa opera com voos três vezes por semana com a rota Francisco Beltrão - Concórdia (SC) - Curitiba. A empresa, com sede em Porto Alegre (RS), atua no mercado aéreo de transporte de passageiros desde agosto de 2006 e está prevendo uma expansão de suas atividades.
Patrícia Rabello, representante da NHT, afirma que a procura por passagens está crescendo gradativamente, principalmente pelo mercado corporativo. "Mais empresas da região estão enviando seus executivos para Curitiba para tratar de negócios através de avião, há um ganho de tempo considerável."
O diretor de planejamento da NHT, Jeffrey Kerr, diz que a companhia está concluindo o planejamento e no máximo até setembro deverá ter voos diários na região. Segundo ele, em duas semanas a empresa enviará um executivo de contas para cá a fim de visitar corporações e órgãos públicos para divulgar o trabalho que está sendo realizado. "Estamos em fase de consolidação dos voos em Francisco Beltrão, devolvendo à população o hábito de voar de avião que se perdeu há muito tempo", pontua.
Para viabilizar voos diários, a NHT terá que investir um volume significativo de recursos. A aeronave LET 410 UVP E-20 seria substituído pelo EMB Brasília, com capacidade para 30 pessoas. A NHT conta atualmente com uma frota de seis aeronaves modelo LET, configuradas para 19 passageiros e dois tripulantes, fabricadas na Europa pela Aircraft Industries e dotadas de equipamentos de auxilio à navegação aérea e de segurança de voo. Ele elogia os modelos LET, com os quais a empresa tem mais de 30 mil horas de voos se nenhum incidente, mas como a demanda está crescendo aeronaves maiores precisam ser inseridas na frota.
Pato Branco
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Pato Branco, Júlio Lattmann, diz que o aeroporto do município está em fase final de regulamentação na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e em breve poderá operar voos regionais. Ele adianta que Pato Branco está procurando um entendimento com a prefeitura de Francisco Beltrão para viabilizar um voo diário na região Sudoeste. "Estamos negociando com a SOL Linhas Aéreas, mas nada impede que a empresa a operar na região seja a NHT que já está se preparando para ter embarques todos os dias", sublinha.
Avião
O EMB Brasília é um turboélice pressurizado para 30 passageiros e uso em linhas aéreas regionais. Foi lançado em abril de 1980 e seu primeiro protótipo voou em julho de 1983. Diferentemente do Bandeirante, que iniciou sua carreira no Brasil e só depois foi exportado, o Brasília entrou diretamente em operação no exterior, em outubro de 1985, o que demonstra a confiança do mercado nos produtos da Embraer.
Um dos líderes de venda em sua categoria, com mais de 350 unidades já comercializadas e em operação, o Brasília está equipado com motores Pratt & Whitney dotados de hélices quadripás, tem velocidade máxima de cruzeiro de 583 Km/h e alcance de 1.482 Km.
Fonte: Cacispar