A inquietude para empreender da carioca Deolinda Cavalcante Saraiva falou mais alto e rendeu-lhe o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios - categoria Pequenos Negócios. De uma vida estável como servidora pública ela jogou tudo para cima e resolveu arriscar: abriu dois prósperos negócios ao longo da vida. “Apesar do emprego estável, de poder criar minhas filhas com tranqüilidade, eu sempre queria mais”, diz Deolinda, confiante nas decisões.
Em 1991, criou uma agência de serviços jornalísticos no Rio de Janeiro, que lhe proporcionou contatos, experiência e uma carteira fixa de clientes. Sete anos depois, após visitar a charmosa cidadezinha de Conservatória, no interior do estado, passou a ser a proprietária da pousada D´Amoras, hoje recomendada pelo guia Quatro Rodas da editora Abril.
Deolinda conta que a abertura da pousada na cidade não foi fácil. Não por não ter experiência em hotelaria, pois o ramo jornalístico de sua empresa anterior era bem mais difícil, mas pelo preconceito. Por ser uma cidade do interior, a cultura machista onde os homens dominavam o comércio predominava. Para agravar, a separação do marido lhe rendeu inimizades na cidade. “Uma mulher que se separou e tem seu próprio negócio vira uma presença incômoda e passa a ser discriminada no meio, principalmente por outras mulheres”, comenta.
Mas as questões adversas não desanimaram o espírito empreendedor dessa mulher de 57 anos. O que começou com uma pousada de cinco quartos hoje é um estabelecimento com 21 unidades, com infraestrutura completa - piscina, sauna, wireless banda larga, área de lazer com jogos, salão com home theater. E mais: em fase de expansão.
Ao lidar com o negócio, ela diz que faz questão de manter um serviço de qualidade. Investe nos funcionários, na qualidade do atendimento e no bem-estar dos clientes, sem esquecer o meio ambiente. Além de fazer a coleta seletiva, a Pousada D´Amoras capta energia solar para aquecimento da água e tem fossa séptica própria, para não jogar resíduos nos rios da cidade.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias