Caciopar
terça, 23 de maio de 2017
Acit apresenta cases de núcleos a empresários
O Paraná tem cerca de 15% dos núcleos setoriais em atividade no Brasil. São 348, das mais diversas áreas, enquanto que em âmbito nacional eles somam 2.273. Esses foram alguns dados apresentados durante encontro empresarial da Caciopar, dias atrás na Acipa, em Palotina, pelo consultor do Empreender Claiton Leske e pelas coordenadoras Juciane Wunchs e Dirlei Zanato.
A Acic de Cascavel, com a criação do Núcleo Setorial Moveleiro, em 1998, foi a primeira associação comercial a aderir ao Empreender no Estado. Em seguida, foi a vez da Acit de Toledo. O programa toma por base uma metodologia desenvolvida por meio de um tratado entre Brasil e Alemanha em 1991. “Com isso, o método foi adaptado pelo Sebrae à nossa realidade e os resultados são muito bons”, conforme Claiton.
Há três configurações de núcleos: setorial (que reúne empresários de um mesmo segmento econômico); multissetorial (empresários de áreas produtivas diferentes) e territorial (que reúne diversos setores localizados em uma região específica). A tônica do método é de transformar concorrentes em parceiros e, a partir do trabalho conjunto, fortalecer o crescimento do setor e a economia do município.
A formação de um núcleo começa pela sensibilização, que informa sobre o método e como os empresários, unidos, podem somar pelo setor e promover avanços nos seus respectivos negócios. Com a decisão de criar o núcleo então eles elaboram, com a ajuda de um consultor, um planejamento estratégico de ações que deverão ser desenvolvidas em um determinado período – geralmente ao longo do ano. Com o andamento das ações, há avaliações dos resultados e ajustes que são incorporados às próximas.
Núcleos
Nos seus 348 núcleos, o Paraná conta com 3.549 empresas integradas. No Rio Grande do Sul eles somam 128, com 979 empresas e em Santa Catarina, os núcleos são 420, reunindo 3.674 empresas. Com menos de duas décadas de atividades, o Programa Empreender está presente em 473 municípios na maioria dos estados brasileiros. “Com as orientações e a troca de experiências que o Empreender traz, essas empresas alcançam condições diferenciadas no mercado”, observa o presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, compartilhando ainda, que o fortalecimento do programa empreender é uma das ações elencadas no planejamento estratégico da atual gestão da Coordenadoria.
Cases
A Associação Comercial e Empresarial de Toledo conta com 18 núcleos setoriais. O de Gastronomia tem 17 anos e conta com vinte empresas. No Brasil, são 132 os núcleos da área, sete deles no Paraná. Algumas das experiências acumuladas nesses anos todos foram compartilhadas pela coordenadora Dirlei Zanato em evento da Caciopar em Palotina. “Os avanços são inúmeros, tanto com crescimento no faturamento, como no espaço físico e na qualidade dos serviços oferecidos”, afirma ela.
O Núcleo de Gastronomia de Toledo foi o primeiro do setor no Brasil e em 2007, devido aos resultados alcançados, conquistou prêmio nacional da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil). “O diálogo, o profissionalismo e a meta constante de avançar guiam os membros do núcleo”, segundo Dirlei. Um dos projetos de maior impacto foi o lançamento do circuito gastronômico Sabores de Toledo. “Tivemos também como melhorias o reconhecimento do polo, a valorização do mercado gastronômico e o aumento de exigências do nível da gastronomia em eventos”, diz Dirlei.
Dos três núcleos setoriais de idiomas do País, dois estão na região Oeste do Paraná – Toledo e Cascavel, o terceiro está em Minas Gerais. Segundo a coordenadora Juciane Wunchs, o da Acit foi criado há cinco anos e reúne seis escolas. Um dos argumentos mais fortes empregados pelo núcleo é o da importância, diante de um mundo de tantas mudanças e oportunidades, de dominar um segundo idioma. Ela explicou as etapas do núcleo, das dificuldades, da harmonização das metas e, gradualmente, dos resultados que começaram a aparecer. “Com o trabalho conjunto, conquistamos visão compartilhada, respeito e representatividade”.
Galeria de Fotos